sábado, 1 de outubro de 2011

Aspectos sentimentais do signo Aquário

Aquário é um signo de Ar, Fixo, governado pelo planeta Urano e tem como co-regente o planeta Saturno. Como os outros signos de Ar, Aquário é um signo intelectual, um signo de conhecimento.

Ele está principalmente relacionado com ideais, ideais de amor e fraternidade universal, no que diz respeito à evolução da humanidade. O Aquariano é também muito atraído pelas ciências, pelas invenções e descobertas que irão melhorar a condição humana nas gerações futuras. O grito "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" é o lema do Aquariano. Porém muitas vezes, este ideal se choca frontalmente com a realidade da condição humana e ele se decepciona com as atitudes dos seres humanos, tão limitados, coitadinhos! Então ele se irrita e pode perder a paciência, considerando os ‘outros’ como seres inferiores que nunca irão chegar lá onde ele chegou!

Apesar dele ser um verdadeiro democrata, respeitando a liberdade de expressão de todos, ele tem ideais, objetivos e um código ético próprio que ele seguirá, custe o que custar. Ele tem também um enorme senso de justiça e se dedica de forma incansável à descoberta da Verdade. Por causa desta luta incansável, ele poderá sofrer com as represálias de elementos mais conservadores da sociedade, que consideram este altruísmo dele tão suspeito! Mas o verdadeiro aquariano é assim mesmo, altruísta, idealista e antes de mais nada justo. O perigo é que, com este seu fanatismo idealista, mais intelectual do que prático, ele pode se tornar um frio e rígido ‘cientista louco’, mais interessado em algum utópico interesse que servirá ao desenvolvimento da humanidade do que na ajuda individual que pode ser dada aos pobrezinhos que vivem em baixo da ponte!

Com isso tudo, o aquariano típico fica desconcertado quando lida com as emoções e com os sentimentos. Sendo um signo intelectual, ele quer resolver tudo ‘pela razão’, e não se abandona a sentimentos piegas que ele tenta controlar à todo custo. Ele é muito orgulhoso e por demais controlado para deixar suas emoções transparecerem. No entanto ele não é insensível; simplesmente não gosta de demostrar suas emoções, já que elas não podem ser explicadas de forma racional.

A figura mitológica associada a este signo poderia ser aquela de Prometeu, aquele que roubou o fogo aos deuses para doá-lo aos homens. Por causa disto ele foi condenado a ficar a vida toda acorrentado a um rochedo, onde uma águia iria todos os dias lhe roer o fígado. Hércules o libertou deste sofrimento. O nobre impulso do aquariano de ajudar o desenvolvimento da raça humana o condenaram a ficar acorrentado. Isto pode ser proveniente do lado ‘Saturno’ de seu caráter, que é o símbolo da estrutura, da ordem e dos limites, e que está presente em seu signo para lhe lembrar que o ser humano está acorrentado às suas fraquezas, inerentes à vida terrena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário